Maiores reclamações de quem curte o verão sem muita moderação
O verão mal começou e eu já estou com overdose dos maleficios que a estação mais quente do ano causa. Para mim as partes que mais sofrem é o cabelo e a pele então vou dar umas dicas que aprendi e que realmente funcionam.
Cabelos esverdeados
Frequentadores piscina sabem muito bem que o excesso de cloro pode deixar os cabelos loiros com nuances esverdeadas.
Dica: Antes de entrar no banho, pegue um copo de leite e jogue nos fios. Deixe atuar por dez minutos e depois lave normalmente, com xampu e condicionador habituais. Pode ser qualquer leite, o mais barato do supermercado já vai fazer efeito.
Frizz excessivo
Atire a primeira pedra quem nunca reclamou dos fiozinhos arrepiados que aparecem nessa época. A solução para amenizar o problema é simples, aposente o condicionador e substitua por uma máscara de hidratação sempre que lavar os cabelos. Finalize com silicone, fluido reparador ou leave-in pós praia.
Couro cabeludo queimado
A gente esquece, mas couro cabeludo é pele também. E, como toda pele, deve ser protegido da radiação ultravioleta. Mas se o chapéu ficou mais tempo dentro da bolsa do que na cabeça, o jeito é não se desesperar e seguir as dicas: Lave sempre com água fria e opte por xampus fluidos de camomila, alfabisabolol e aloe vera, que ajudam a aliviar e recuperar a pele. E capriche também na água termal gelada.
Pele vermelha
O dia estava tão maravilhoso e, sem querer, você exagerou na dose, certo? A recuperação é dura, mas existem certas atitudes que podem melhorar o desconforto.
Aplicar loções hidratantes pós sol à base de calamina após banhos com água fria e a boa e velha amiga água termal. Mantê-la na geladeira e borrifá-la nas partes mais incômodas também traz alívio e pode ser repetida várias vezes ao dia. Em casos mais severos, é importante consultar um médico para que ele avalie a necessidade da administração oral de anti-inflamatório.
Oleosidade em excesso
Já ouviu falar no efeito rebote? Com a pele mais oleosa, tendemos a lavar mais o rosto para retirar o excesso de óleo e, por isso, a pele começa a produzir mais sebo para se defender do ressecamento momentâneo. Então, controle-se e lave o rosto apenas duas vezes ao dia, sempre com água fria.Use um bom higienizador com ativos controladores de oleosidade e depois aplique uma loção tônica para retirar os resíduos de impurezas que quase sempre permanecem. E não esqueça do hidratante em gel ou loção oil-free, pois a pele oleosa precisa estar hidratada para regular a produção de sebo.